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Projeto: janelas pra alma

Percepção, sensibilidade, imaginação e o dom de ler a alma das pessoas, dos lugares, das cores e dos sabores.

Esse projeto foi muito especial porque, além de muitas outras coisas, foi um que trabalhei no mesmo segmento de outro projeto constante na minha vida como mentora: o da fotografia.

 

A Patrícia me procurou com a ideia de fotografar alimentos e saiu com um conceito de marca completo, poético e cheio de valor agregado para entregar aos seus clientes e ao mundo. 

"Cada canto (seu)

: a expressão da história de cada um de nós, a história que nos conecta"

(nome e 'slogan' criado para a marca)

Eu sempre gosto de dizer que concorrência não existe, e o estilo do meu trabalho como mentora prova isso: cada pessoa é única, então as suas marcas só podem ser, também, únicas. Por isso, os primeiros encontros da minha mentoria sempre são focados no aprofundamento sobre a pessoa empreendedora, e com a Patrícia não foi diferente.

Na alma dela, em pouco tempo, descobri uma essência única, extremamente empática, sensível, poética e, ao mesmo tempo forte, expressiva e realizadora.

" Eu fotografo para contar a história de cada canto de uma casa, de uma terra, de uma marca, de uma comunidade, de uma cidade, de todos os encontros.

 

Percorro cada canto onde acontecem as prosas, os abraços, as conquistas, as refeições e as conexões de todas as raízes,  motivos e tamanhos. Através de imagens, expresso a profundidade que habita onde os olhares da correria do cotidiano não alcançam.

 

 A vida passa e, enquanto isso, faço uma pausa para narrar os detalhes mais expressivos das suas histórias reais. Quero contar cada canto da sua história com as pausas que elas merecem."

 

(conceito e proposta de valor criados para expressar o propósito da marca na sua linguagem única)

 

Quando apresentei os resultados para a Patrícia, a sua primeira reação foi dizer: "Ana, o único defeito foi que não fui eu quem criei tudo isso", pois a nova marca é o espelho dela e da sua expressão. 

A verdade, como sempre gosto de dizer, é que eu somente conecto as informações que os meus clientes me falam ou me mostram de alguma maneira, consciente ou inconscientemente. 

O fruto final para o perfil único dela foi, inevitavelmente, um conceito de marca poético, forte e expressivo.

“Ver além, sentir, perceber, captar e comunicar a expressão, gerando identificação e sentimentos.” 

Juntas, depois de 5 encontros somente (e muitas reflexões e análises entre eles), construímos:

i) o nome da marca,

ii) o "slogan" da marca (frase de efeito que comunica o propósito),

iii) o estilo da linguagem da marca,

iv) a explicação do propósito da marca (= proposta de valor), com o uso da nova linguagem, resumida em 3 parágrafos,

v) estratégia macro da imagem da marca, com todos os por quês, para entendimento e aplicação, pela própria Patrícia e pelx designer que será responsável pela criação da sua identidade visual,

vi) identificação macro do público-alvo,

vii) desenho macro dos serviços.

Transformar a essência de alguém em uma marca é uma arte, e essa foi uma criação muito gostosa de realizar. 

A imagem das janelas ajudou, de forma visual, na apresentação do conceito, da proposta de valor e da estratégia de imagem da marca, para melhor entendimento:

"Os simbolismos das janelas, coloridas e diferentes umas das outras, revelam a personalidade que queremos dar para a marca, com um propósito pautado em expressar a beleza da bagagem de cada um.

 

Os tons das cores também representam, de forma aproximada (não exata), o seu olhar forte e, ao mesmo tempo, sensível e poético, transmitido nas fotos.

 

As janelas simbolizam a intimidade, tanto permitida pelos fotografados, quanto revelada naturalmente através dos seus registros.

 

A sua capacidade de capturar misturas de cores, formas, texturas, momentos e expressões permitem que o admirador das suas fotos entre e sinta todas as sensações do cenário fotografado.

 

Esses são os benefícios principais das suas fotos, que devem ser expressados em todos os aspectos da sua marca: nome, imagem, id visual, comunicação, posicionamento, produtos, serviços e discursos."